Palavras que contam - Ateliê de Escrita Criativa
No âmbito do Programa de Animação do Livro e da Leitura da Câmara Municipal de Sintra, tivemos o privilégio de receber a escritora Rosário Alçada Araújo e a Drª Raquel Camacho. Que grande honra!
16 de abril, 09:55, na sala 7, a turma do 6.º G da Profª Carla Mata aguardava pela ligação, via plataforma Google Meet, a entrada em linha da escritora Rosário Alçada Araújo e da Drª Raquel Camacho, da Divião de Educação da Câmara Municipal de Sintra. Tinham sido convidados a participar num ateliê de escrita criativa, dinamizado pela escritora.
A turma chegou mais cedo à sala de aula, acomodou-se, preparou os materiais previamente indicados pela nossa convidada, recebeu toda a documentação, enviada pela autora, ponto de partida para cada uma das propostas apresentadas.
Calmos, expectantes, ouviram com atenção as recomendações de quem dedica a sua vida às palavras, ao livro e à leitura e a explicação do que iriam fazer: ler, escutar os sons e os ritmos das palavras, brincar com as palavras. “O brincador” de Álvaro Magalhães foi o texto escolhido para despertar nos alunos a vontade de começar, de descontrair ante a folha branca e vazia.
O “Tapete voador” de Mário Castrim foi o texto modelo que desafiou a turma. Os dados estavam lançados; os textos deviam começar tal como Mário Castrim havia começado o seu texto “Eu sou o …”, utilizando a palavra que lhes tinha sido distribuída. Não foi preciso muito tempo; imaginação não faltou e a turma surpreendeu-se e surpreendeu-nos.
Seguiu-se o texto “Nada é impossível” da obra Poesia-me de Álvaro Magalhães como mote para os trava-línguas; a descoberta de palavras a partir das letras “” O”, “A”, “P”, “T” e “R”. Para terminar, a Rosário sugeriu um novo final para a história “O pato e a lua” de Leo Tolstoi.
A todos os alunos foi dada a oportunidade de partilhar com a turma e com as nossas convidadas, as suas produções escritas. Os 90’ da sessão voaram, os alunos divertiram-se, admiraram-se com o que foram capazes de dizer e escrever.
Afinal escrever não é assim tão difícil! E quão orgulhosos devem ter ficado os alunos ao descobrirem o potencial dos seus textos e da sua criatividade!
Expressamos aqui um reconhecido agradecimento à Rosário Alçada Araújo que tão sabiamente orientou os pequenos aprendizes da arte de escrever e à Drª Raquel Camacho que nos proporcionou este ateliê.
À Professora Carla Mata um grande bem-haja por responder a este desafio e a tantos outros que a Biblioteca Escolar tem promovido.
Partilhamos convosco o álbum de fotografias:
e, também, o texto de opinião que a turma redigiu depois da sessão e que foi enviado para a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.