segunda-feira, 26 de abril de 2021

 

Memórias de abril

Na celebração de mais um aniversário da Revolução dos Cravos, estiveram expostos na BE alguns exemplares dos cartazes de abril, gentilmente emprestados por Fernando Cruz, um grande colega e amigo. A ele, expresso aqui o meu sincero agradecimento.


Na parede, tivemos em permanência a projecção dos vídeos que aqui partilhamos, uma montagem do Professor José Nascimento.


Obrigada José pela tua preciosa colaboração.

Juntos, mantemos vivas as memórias da revolução. Juntos, mostramos aos alunos a luta pela liberdade.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

  Palavras que contam - Ateliê de Escrita Criativa


No âmbito do Programa de Animação do Livro e da Leitura da Câmara Municipal de Sintra, tivemos o privilégio de receber a escritora Rosário Alçada Araújo e a Drª Raquel Camacho. Que grande honra!

16 de abril, 09:55, na sala 7, a turma do 6.º G da Profª Carla Mata aguardava pela ligação, via plataforma Google Meet, a entrada em linha da escritora Rosário Alçada Araújo e da Drª Raquel Camacho, da Divião de Educação da Câmara Municipal de Sintra. Tinham sido convidados a participar num ateliê de escrita criativa, dinamizado pela escritora.

A turma chegou mais cedo à sala de aula, acomodou-se, preparou os materiais previamente indicados pela nossa convidada, recebeu toda a documentação, enviada pela autora, ponto de partida para cada uma das propostas apresentadas.

Calmos, expectantes, ouviram com atenção as recomendações de quem dedica a sua vida às palavras, ao livro e à leitura e a explicação do que iriam fazer: ler, escutar os sons e os ritmos das palavras, brincar com as palavras. “O brincador” de Álvaro Magalhães foi o texto escolhido para despertar nos alunos a vontade de começar, de descontrair ante a folha branca e vazia.

O “Tapete voador” de Mário Castrim foi o texto modelo que desafiou a turma. Os dados estavam lançados; os textos deviam começar tal como Mário Castrim havia começado o seu texto “Eu sou o …”, utilizando a palavra que lhes tinha sido distribuída. Não foi preciso muito tempo; imaginação não faltou e a turma surpreendeu-se e surpreendeu-nos.

Seguiu-se o texto “Nada é impossível” da obra Poesia-me de Álvaro Magalhães como mote para os trava-línguas; a descoberta de palavras a partir das letras “” O”, “A”, “P”, “T” e “R”. Para terminar, a Rosário sugeriu um novo final para a história “O pato e a lua” de Leo Tolstoi.
A todos os alunos foi dada a oportunidade de partilhar com a turma e com as nossas convidadas, as suas produções escritas. Os 90’ da sessão voaram, os alunos divertiram-se, admiraram-se com o que foram capazes de dizer e escrever.

Afinal escrever não é assim tão difícil! E quão orgulhosos devem ter ficado os alunos ao descobrirem o potencial dos seus textos e da sua criatividade!

Expressamos aqui um reconhecido agradecimento à Rosário Alçada Araújo que tão sabiamente orientou os pequenos aprendizes da arte de escrever e à Drª Raquel Camacho que nos proporcionou este ateliê.

À Professora Carla Mata um grande bem-haja por responder a este desafio e a tantos outros que a Biblioteca Escolar tem promovido.

Partilhamos convosco o álbum de fotografias:


e, também, o texto de opinião que a turma redigiu depois da sessão e que foi enviado para a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.