quinta-feira, 14 de março de 2024

terça-feira, 12 de março de 2024

Votação "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"



Na segunda-feira e terça-feira os alunos da EB 2/3 Professor Egas Moniz foram chamados a votar, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. 

Cada aluno votou no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Deste modo puderam compreender todo o processo eleitoral, participando e envolvendo-se nele de forma ativa.

Na mesa de votos estiveram os delegados e subdelegados de diversas turmas que, de forma muito responsável, verificaram o cumprimento de todos os procedimentos.

Foi um dia em que todos puderam vivenciar a experiência de votar, concluindo assim todo o trabalho desenvolvido, em que a leitura e cidadania estiveram "de mãos dadas".


A equipa da Biblioteca Escolar Isabel Alçada agradece a todos os professores envolvidos e parabeniza todos os alunos que, de forma empenhada e cívica se envolveram e participaram em todas as fases deste processo que tantas aprendizagens proporcionou.


Depois de contabilizados os votos, divulgaremos os resultados obtidos.

Brevemente no teu blogue preferido 😀 




quinta-feira, 7 de março de 2024

Apresentação dos livros da campanha "Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?" na Biblioteca Escolar


Desde janeiro que os alunos do 2.º ciclo da Escola Professor Egas Moniz têm estado a trabalhar um dos livros referentes à atividade "Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?" Nas aulas de Apoio ao Estudo e na Biblioteca Isabel Alçada os alunos leram os livros e prepararam uma apresentação sobre os mesmos para, desta forma, angariar votos para o livro que escolheram.
O trabalho foi muito produtivo e, depois de concluído, mais de 300 alunos foram à Biblioteca apresentar os seus cartazes, vídeos, panfletos, marcadores de livros e músicas.
Nesta fase, os alunos tiveram oportunidade de expor e defender os seus pontos de vista, trocar argumentos e debater ideias, vivenciando e interiorizando os princípios do processo democrático, tão importantes para a sua formação enquanto cidadãos.

Hoje é dia de reflexão e, para ajudar os indecisos, os cartazes foram expostos no átrio da escola. Os alunos têm mostrado muita curiosidade e interesse em ler os livros selecionados e, desta forma, saber mais sobre eles!
No padlet da escola podemos encontrar alguns dos trabalhos realizados!