segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Música no tempo de Camões

Os alunos dos 7.º e 8.º anos da escola Professor Egas Moniz tiveram oportunidade de assistir ao concerto "Música no Tempo de Camões", no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Este espetáculo integrou-se nas comemorações do 5.º Centenário do nascimento de Luís de Camões, uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa.

O concerto foi uma viagem musical e poética ao século XVI, recriando o ambiente artístico da época de Camões. A apresentação contou com o Ensemble ZêzereArts Vocal, um quarteto de instrumentistas especializados em música antiga e a presença do ator F. Pedro Oliveira, que interpretou textos camonianos com grande expressividade. Ouviram-se também os Madrigais Camonianos, composições contemporâneas de César Viana baseadas nos poemas de Camões.

A participação neste concerto integrou-se no âmbito do projeto da escola, "Viagem aos mundos de Camões" e foi organizada pela Biblioteca Isabel Alçada e a Câmara de Sintra, em articulação com os Diretores de Turma dos alunos. Para muitos foi a primeira vez num concerto de música clássica e também o primeiro contacto com este género musical.





segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

“Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca”

No âmbito do projeto Animação do Livro e da Leitura, iniciativa da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, alunos do 6.º e 8.º anos da Escola Professor Egas Moniz participaram na atividade "As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca", dinamizada por Miguel Boim, mais conhecido como “O caminheiro de Sintra”

Em articulação com a disciplina de Português, os alunos pesquisaram e apresentaram aos colegas da escola lendas no nosso concelho.

Nas sessões realizadas, Miguel Boim contou lendas e histórias passadas em Sintra e deu a conhecer alguns animais que podemos encontrar na serra. Entusiasmou os alunos, captando a sua atenção e interesse e conseguiu transmitir-lhes a sensação de estarem nesses espaços a vivenciar diversas situações, transportando-os também para outros séculos.

Foram sessões revestidas de interesse e importância, no sentido de sensibilizar e motivar os alunos para o conhecimento do património material e imaterial português, em particular o sintrense.