sexta-feira, 21 de março de 2025

Calligramme_Poesia visual

No âmbito da Animação do Livro e da Leitura, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, realizou-se a atividade Calligramme, com o objetivo de promover a melhoria dos níveis de literacia dos alunos, fomentando o gosto pela leitura e pela expressão criativa.

Após uma breve introdução teórica e leitura de poemas, os alunos foram desafiados a criar os seus próprios caligramas- composições poéticas em que a disposição gráfica das palavras no papel forma imagens relacionadas com o conteúdo do texto. 

Todos participaram de forma ativa e entusiástica, mergulhando no universo da poesia com originalidade e imaginação. A atividade demonstrou a importância de articular a leitura, a escrita e a expressão plástica no desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a literacia de forma lúdica, participativa e interdisciplinar.

Durante o processo criativo, os alunos exploraram temas diversos – da natureza aos sentimentos, da escola ao mundo imaginário – combinando palavras, formas e sentidos. Este trabalho permitiu-lhes desenvolver competências linguísticas, sensibilidade estética e capacidade de interpretação visual.




segunda-feira, 17 de março de 2025

Projeto “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”

A Biblioteca Escolar Isabel Alçada participou no projeto “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, promovido pela revista Visão Júnior em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. 

 As atividades desenvolvidas promoveram a educação para a cidadania, aliando a promoção da leitura ao desenvolvimento de competências cívicas. Inspirado no modelo de eleições democráticas, os alunos puderam participar, com realismo, em todas as etapas de um processo eleitoral, fomentando simultaneamente o gosto pela leitura e o pensamento crítico. Possibilitando diferentes níveis de aprofundamento, os alunos puderam passar pelas seguintes etapas:

  • Seleção de livros candidatos, mediante propostas dos próprios alunos;

  • Campanhas de promoção dos livros escolhidos, com produção de materiais criativos (cartazes, vídeos, podcasts, debates, etc.);

  • Organização de um processo eleitoral formal, incluindo cadernos eleitorais, boletins de voto, mesas de voto e apuramento de resultados;

  • Divulgação dos resultados.

Esta abordagem multidisciplinar permitiu o cruzamento de áreas como a Educação para a Cidadania, Português, TIC, Expressões e Biblioteca Escolar.

📚 “Miúdos a Votos” demonstra que ler e participar podem (e devem) andar de mãos dadas na formação de cidadãos críticos, criativos e interventivos.