A Biblioteca Escolar Isabel Alçada participou no projeto “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, promovido pela revista Visão Júnior em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.
As atividades desenvolvidas promoveram a educação para a cidadania, aliando a promoção da leitura ao desenvolvimento de competências cívicas. Inspirado no modelo de eleições democráticas, os alunos puderam participar, com realismo, em todas as etapas de um processo eleitoral, fomentando simultaneamente o gosto pela leitura e o pensamento crítico. Possibilitando diferentes níveis de aprofundamento, os alunos puderam passar pelas seguintes etapas:
-
Seleção de livros candidatos, mediante propostas dos próprios alunos;
-
Campanhas de promoção dos livros escolhidos, com produção de materiais criativos (cartazes, vídeos, podcasts, debates, etc.);
-
Organização de um processo eleitoral formal, incluindo cadernos eleitorais, boletins de voto, mesas de voto e apuramento de resultados;
-
Divulgação dos resultados.
Esta abordagem multidisciplinar permitiu o cruzamento de áreas como a Educação para a Cidadania, Português, TIC, Expressões e Biblioteca Escolar.
📚 “Miúdos a Votos” demonstra que ler e participar podem (e devem) andar de mãos dadas na formação de cidadãos críticos, criativos e interventivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário